Quem Somos?

Minha foto
ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB-UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-PÓLO IRECÊ.

08 julho 2010

AVALIAÇÃO: MODOS E INSTRUMENTOS


foto.jpg FRANCISCA MARIA ALVES DE OLIVEIRA
Testes: apesar de hoje, não ser mais tão indicado, por não avaliar certas habilidades do aluno, é o mais habitual, caracterizados por provas escritas, individuais, sem consulta, com tempo limitado.
Testes em duas fases: trata-se de um teste no qual o aluno responde em dois momentos: num primeiro  momento, na sala de aula e sem quaisquer indicações do professor; num segundo momento, dispondo de mais tempo e dos comentários que o professor formulou ao avaliar as respostas iniciais.
Relatórios e ensaios: são produções escritas realizadas pelos alunos a respeito de problemas, atividades de investigação ou projetos em que trabalharam, associa-se, melhor do que os testes, aos objetivos curriculares, e desenvolve capacidades e atitudes.
Portfólios: é uma pasta ou um dossiê contendo elementos significativos do trabalho que o aluno realizou na disciplina ao longo de um ano letivo ou mesmo de um ciclo. Deve conter os principais trabalhos do aluno, incluindo relatórios que elaborou, problemas que resolveu, explorações e investigações em que esteve envolvido, sozinho ou em colaboração com colegas, testes que fez, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog