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ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB-UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-PÓLO IRECÊ.

07 julho 2010

A INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA E NA SOCIEDADE



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Vendo a inclusão digital na escola e na sociedade
por AURIVAN OLIVEIRA DE SOUZA IRE-20091-MAT-G10 - sábado, 3 julho 2010, 11:01

A inclusão digital na escola é um processo que aos poucos vai se adequando às reais situações de cada comunidade escolar, mesmo tendo conhecimento que os índices de informatização nas escolas tenham crescido bastante nos últimas décadas, necessita nesse momento de capacitar primeiro os educadores, ao invés de equipar as unidades escolares"não estou querendo dizer que as escolas não necessitam das novas tecnologias",e sim que ainda há educadores que não estão incluídos no mundo informatizado.
Saliento que a inclusão das novas tecnologias nas escolas deve ser pensada e planejada, refletindo sobre sua utilidade no processo ensinoaprendizagem, ou seja a tecnologia deve ser implantada no sistema educacional como um recurso que vai corroborar no desenvolvimento desse processo.
Imagem de FRANCISCO FERREIRA DOS SANTOS IRE-20091-MAT-G10
Re: Vendo a inclusão digital na escola e na sociedade
por FRANCISCO FERREIRA DOS SANTOS IRE-20091-MAT-G10 - terça, 6 julho 2010, 16:49

Olá prezadas colegas;
Gostei do comentário de vocês e gostaria de acrescentar que pessoalmente vejo de forma otimista o crescimento da inclusão digital e das novas tecnologias nos ambientes de trabalho públicos que partricipo, bem verdade que ainda timidamente. Porém as grandes mudanças podem ocorrer de processos lentos, mas que ela virá isso é inevitavel.

Um abraço!!
Imagem de MARIDILVA ROCHA COSTA DE FREITAS IRE-20091-MAT-G10

por MARIDILVA ROCHA COSTA DE FREITAS IRE-20091-MAT-G10 - sábado, 3 julho 2010, 19:33

É verdade Aurivan, aliás houve, nos últimos anos, uma transformação bastante acentuada, em decorrência das novas tecnologias e isso afetou principalmente no trabalho dos cidadãos. Atualmente o mercado de trabalho é muito mais competitivo, no qual as pessoas precisam preocupar-se em manter seus empregos, o que amplia o leque da exclusão.
Porém para enfrentar toda essa transformação, o ensino brasileiro não se preparou devidamente, ou seja, deveria acontecer capacitação dos professores e em seguida uma reestruturação da metodologia didática dos planos de ensino fundamental e médio, e assim poder direcionar os jovens para a nova forma de ingressar no mundo do trabalho.   
A sociedade espera muito da escola, porém sabe-se que tudo o que diz respeito à formação e à educação dos alunos, diz respeito também à escola. Educar em valores visando a educação dos cidadãos com consciência democrática é função da escola, mas também da mobilização de todos os segmentos sociais. A escola deve desenvolver um trabalho voltado para valores tais como: Respeito, Responsabilidade, Ética, Justiça, Solidariedade, enfim, todos os valores que auxiliem na formação de um cidadão capaz de exercer sua cidadania plena e com seu senso crítico desenvolvido para. Entretanto, os valores na escola devem ser trabalhados de maneira transversal associados aos conteúdos próprios desta, que estão definidos na sua proposta pedagógica, não se perdendo assim, a função da escola que é a de desenvolvimento do conhecimento científico, crítico e reflexivo. Cabe, então, ao professor em seu planejamento, inserir a educação em valores ao conteúdo da sua disciplina, mas para que isso aconteça, o professor precisa estar bem preparado através de cursos de formação superior e cursos de formação continuada.
O governo, através da CONAE – Conferência Nacional de Educação, criou um espaço democrático para a construção política nacional de educação e de seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, da igualdade e da diversidade. Essa conferência aconteceu em abril deste ano e teve 6 eixos temáticos:
Os assuntos debatidos na Conae, foram divididos em seis grandes grupos.
O eixo 1 tratou de questões ligadas ao papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional. O eixo 2 debateu a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; o 3, democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. A formação e valorização dos profissionais da educação foi tema do eixo 4. Os eixos 5 e 6 se referiram, respectivamente, ao financiamento da educação e controle social e à justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
Para tanto há a necessidade de o Estado e a sociedade se mobilizarem para a efetivação dessas proposições.
Espera-se do professor de matemática mais fundamentação didática. Segundo pesquisas, falta formação aos docentes para aprofundar os aspectos mais relevantes, aqueles que possibilitam considerar os conhecimentos anteriores dos alunos, as situações didáticas e os novos saberes a construir.
http://portal.mec.gov.br/mec/index.htm
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/fundamentacao-didatica-ensino-matematica-428262.shtml

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