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ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UAB-UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-PÓLO IRECÊ.

08 julho 2010

AVALIAÇÃO: MODOS E INSTRUMENTOS


foto.jpg FRANCISCA MARIA ALVES DE OLIVEIRA
Testes: apesar de hoje, não ser mais tão indicado, por não avaliar certas habilidades do aluno, é o mais habitual, caracterizados por provas escritas, individuais, sem consulta, com tempo limitado.
Testes em duas fases: trata-se de um teste no qual o aluno responde em dois momentos: num primeiro  momento, na sala de aula e sem quaisquer indicações do professor; num segundo momento, dispondo de mais tempo e dos comentários que o professor formulou ao avaliar as respostas iniciais.
Relatórios e ensaios: são produções escritas realizadas pelos alunos a respeito de problemas, atividades de investigação ou projetos em que trabalharam, associa-se, melhor do que os testes, aos objetivos curriculares, e desenvolve capacidades e atitudes.
Portfólios: é uma pasta ou um dossiê contendo elementos significativos do trabalho que o aluno realizou na disciplina ao longo de um ano letivo ou mesmo de um ciclo. Deve conter os principais trabalhos do aluno, incluindo relatórios que elaborou, problemas que resolveu, explorações e investigações em que esteve envolvido, sozinho ou em colaboração com colegas, testes que fez, entre outros.
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ATIVIDADES LÚDICAS EM MATEMÁTICA







Para uma melhor aprendizagem podemos introduzir atividades lúdicas aliadas a questões de natureza matemática, com atividades encadeadas e priorizando a interação dos alunos nesta construção. O jogo, por exemplo, por ser um elemento motivador para promover a reconstrução de conceitos matemáticos despertando o interesse, a co-participação do alunado, subsidiando o entendimento intelectual dos conteúdos introduzidos durante as aulas de matemática. Podemos também executar atividades lúdicas de acordo com as necessidades e “dificuldades” das turmas, estimulando o aluno a descobrir, testar, formular suas hipóteses, reconstruindo conceitos matemáticos; elaborar atividades lúdicas envolvendo conteúdos matemáticos e trabalhar a matemática, aliando-a ao lúdico através de situações-problemas, visando estimular o raciocínio lógico-matemático.

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